Exames necessários na hora de fazer um implante dentário.

Os exames envolvem principalmente moldes para análise da arcada, radiografias e a tomografia computadorizada. A Radiografia Panorâmica Digital permite observar as condições orais gerais, e a tomografia Computadorizada Digital oferece uma análise detalhada do osso e das estruturas adjacentes como nervos, seios maxilares e dentes. Este exame precisará ser realizado em uma clínica de radiologia odontológica.

Durante o período de cicatrização, o paciente pode utilizar uma prótese provisória que permite que ele mantenha suas atividades cotidianas e também evita o processo de reabsorção óssea, quando a região fica muito tempo sem os dentes ela pode absorver o tecido ósseo, que dificulta a realização do implante.

Em alguns casos o dentista pode optar pela realização do procedimento de carga imediata, em que a prótese provisória é fixada logo após a colocação dos implantes. Isso demora no máximo 72 horas e como todos os tratamentos deve possuir um planejamento prévio para evitar problemas no futuro. Uma prótese definitiva será fixada ao passar de alguns meses de cicatrização.