5 Curiosidades sobre a história do Raio X

1.Nome por acidente
Wilhelm Conrad Röntgen ficou confuso com a radiação que havia descoberto quando encontrou os raios X, então os chamou temporariamente de raios X, sendo o x um símbolo matemático de algo desconhecido. Embora ele tenha se contrariado, o nome se fixou, mesmo que os raios X sejam ocasionalmente chamados raios Röntgen em países de língua alemã.

2.Se protegendo da radiação
Röntgen usara uma caixa de zinco e uma placa de chumbo para seus feixes de raios X, que protegiam as placas fotográficas em seu laboratório de serem expostas acidentalmente. Isso casualmente o protegia. Outros cientistas cedo não tiveram tanta sorte, e muitos sofreram queimaduras, doença de radiação, envelhecimento prematuro, perda de cabelo e câncer.

3.A primeira morte por raio x
O primeiro ser humano conhecido a ser morto por raios X foi Clarence Dally, que tinha passado um número de anos trabalhando na lâmpada de raios X de Thomas Edison. Depois de anos de trabalho, seu cabelo caiu e sua pele rompeu em lesões que não cicatrizavam. Enquanto Edison cancelou a lâmpada, Dally continuou trabalhando com raios X. Queimaduras em suas mãos tornaram-se cancerosas, e ele teve ambos os seus braços amputados. Morreu em 1898 com 39 anos.

4.A origem da radioterapia
Emil Grubbe (1875-1960), um estudante do Hahnemann Medical College em Chicago, percebeu que a pele de sua mão iria cair depois de colocá-la em uma máquina de raios X. Ele sugeriu tentar os raios em uma paciente com câncer de mama, Rose Lee, que foi diagnosticada com a doença e sem esperança de cura. Seu câncer encolheu e pareceu sumir. Nasceu, então, a radioterapia.

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?