Primeiramente é importante explicar o que é ATM ( articulação temporomandibular), consiste na estrutura que conecta a mandíbula aos ossos temporais do crânio. E o distúrbio dessa articulação que causa prejuízo a saúde do paciente se chama DTM, disfunção têmporo-mandibular.
Sendo uma das mais complexas articulações do corpo humano, não só a nível estrutural como fisiológico, a ATM transfere a sua complexidade para o diagnóstico de suas disfunções, uma vez que, funcionalmente, a gama de etiologias e patologias que as caracterizam é complexa, muitas vezes relacionada a mais de um fator determinante, geralmente crônicos.
Assim, o diagnóstico das DTMs não pode estar atrelado apenas à exames de imagem simples e em duas dimensões. Tradicionalmente, por muitos anos, o exame de eleição dos dentistas foi a radiografia transcraniana. Permitindo uma visualização do espaço articular e realizado em 3 posições em uma única imagem, era uma opção econômica e rápida, porém é extremamente limitada.
Outra opção de exames de ATM são as panorâmicas de ATM, as quais apresentam, pelo ângulo de incidência, um grau elevado de sobreposição das estruturas adjacentes, principalmente a porção petrosa do osso temporal, mascarando os espaços articulares.
Converse com o seu médico e saiba qual exame é o mais indicado para os seus sintomas, só ele poderá afirmar o diagnóstico e o tratamento correto de DTM.