Exame odontológico
Tomografia Cone Beam
O que é a Tomografia cone beam?
A Tomografia Cone Beam, ou tomografia computadorizada volumétrica, é um exame radiográfico que captura imagens em 3D através de um giro completo de 360°. Durante esse movimento, as imagens são enviadas para um software no computador, tornando o exame rápido e simples de realizar, com resultados imediatos.
Essa tecnologia representa uma inovação recente na Odontologia, facilitando o trabalho dos dentistas ao permitir uma visualização clara e detalhada de toda a estrutura facial do paciente. Desenvolvida em 1998, a técnica surgiu a partir de pesquisas simultâneas no Japão (Nihon) e na Itália (Verona), e o primeiro tomógrafo utilizado foi o Newton 9000.
Suas caracteríticas:
- Lâmina dura (osso compacto adjacente ao ligamento periodontal);
- Periodonto;
- Cortical óssea compacta e medular;
- Tecidos dentários;
- Câmara pulpar.
A tomografia Cone Beam também possibilita a criação de:
- Réplicas de radiografias convencionais utilizadas na Odontologia, como a panorâmica;
- Telerradiografias lateral e frontal;
- Imagens bidimensionais.
O volume total da área escaneada é cilíndrico e varia conforme a marca do aparelho. O voxel, que representa a menor unidade de uma imagem tridimensional, pode variar entre 0,5 a 20 mm, dependendo da região do corpo e da qualidade da imagem desejada. Na tomografia Cone Beam, o voxel é chamado de isométrico, pois altura e largura possuem as mesmas dimensões.
A transmissão de raios X no tomógrafo Cone Beam ocorre em formato de cone, capturando imagens ao girar 360º ao redor da área examinada. Essas imagens tridimensionais podem ser manipuladas e segmentadas em qualquer plano, além de permitir reconstruções em 2D.
O tempo de escaneamento varia entre 15 e 40 segundos, com uma exposição à radiação significativamente menor em comparação com outros equipamentos de raios X.
Para que serve?
A Cone Beam é muito utilizada na Odontologia, principalmente na Ortodontia e na Implantodontia. Algumas das suas aplicações principais são:
- análise quantitativa do osso alveolar para colocação de implantes;
- avaliação de defeitos e enxerto ósseo na região de fissuras nos lábios e no palato;
- analisar anomalias das articulações temporomandibular;
- avaliação de fraturas radiculares;
- para planejamento cirúrgico;
- avaliação cefalométrica;
- entre outros.
A tomografia dentária é uma ferramenta moderna na odontologia, que ajuda os dentistas a avaliar as condições dentárias do paciente. A tomografia dentária é segura, eficaz e oferece imagens tridimensionais precisas e detalhadas que ajudam a planejar o melhor tratamento para cada paciente. Com o avanço da tecnologia, é provável que a tomografia dentária se torne ainda mais precisa e eficaz no futuro.
A ODT DIGITAL é referência em exames odontológicos. Solicite um orçamento conosco! Utilizamos equipamentos de última geração para garantir a melhor qualidade nas imagens.